Você sabia que as eleições estão chegando?

00 dias

00 horas

00 min

00 seg

Quanto antes você começar seu planejamento, mais chances de sucesso!

Blog

Crowdfunding: Tire suas ideias do papel com a ajuda da internet

Você já ouviu falar em crowdfunding? O termo é novo no Brasil, mas já faz muito sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A palavra complicada significa financiamento colaborativo, cujos financiadores são, em geral, as próprias pessoas que irão usufruir daquele projeto ou bem produzido. Uma espécie de vaquinha.

Sabe aquela ideia que você já escreveu, reescreveu, mas não tirou do papel por falta de grana? Com o crowdfunding, projetos culturais, sociais e pessoais podem se tornar realidades. Conheça alguns sites na internet que trabalham com essa filosofia:

Catarse
www.catarse.me

O Catarse, voltado para projetos criativos e culturais, foi a primeira plataforma deste tipo a ser lançada no Brasil. O interessado envia seu projeto, diz quanto precisa e dá um prazo para a arrecadação do valor determinado e fica responsável pela divulgação (via redes sociais, e-mail, conversas de bar). E quem ajuda ainda recebe recompensas por isto! Se até o prazo escolhido o valor for alcançado, o empreendedor recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta.

Movere
www.movere.me

O Movere inclui projetos culturais, esportivos, sociais e tecnológicos. O autor envia o projeto dizendo a quantia mínima que precisa para realizá-lo e a duração da sua campanha para conseguir esse dinheiro (30 ou 60 dias). Após uma checagem cadastral do autor e uma análise de viabilidade do projeto, ele entra no ar. Os incentivadores podem colaborar com a quantia que quiserem, sendo que para cada valor existe uma recompensa. Assim como no Catarse, nessa plataforma o autor só recebe o dinheiro se atingir sua meta financeira no prazo estipulado.

Motiva.me
www.motiva.me

No site o usuário ajuda investindo nos projetos cadastrados, assim como informa os detalhes do seu buscando investidores para fazer a ideia virar realidade. Foi criado para músicos, artistas, escritores, empreendedores, inventores, fashionistas, comediantes, dançarinos… Todos os projetos aceitam recompensas a partir de R$ 1. O dono do projeto somente arrecadará as colaborações caso a meta seja alcançada dentro do prazo.

Engaje-se
www.engajese.com

Criado a partir de uma indignação, o projeto tem como finalidade ajudar os baianos a trazerem eventos para a cidade. Já que, segundo eles, a maioria das atividades acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. O usuário cadastra algo que queira ver e os incentivadores contribuem com pequenos valores que serão direcionados para a produção do evento e para garantir sua realização. Além disso, quem ajudou pode ter seu dinheiro de volta parcial ou integralmente, dependendo do valor arrecado na bilheteria. É quase um empréstimo!

Benfeitoria
www.benfeitoria.com

A benfeitoria é um movimento que estimula pessoas e instituições a se unirem para fazer o bem. O projeto motiva as pessoas a ajudarem ativamente, não apenas em pensar fazer o bem. É uma plataforma que une idealizadores e público para tirar do papel qualquer iniciativa que provoque algum tipo de impacto positivo.

Embolacha
www.embolacha.com.br

Plataforma voltada para músicos que precisam da ajuda dos fãs para realizar um sonho. Com ela o artista faz seus projetos em música através da contribuição direta do público. Para o público é a chance de participar ativamente, decidir quais ideias terão sucesso e receber recompensas criativas e exclusivas, que só quem ajudou vai ter acesso.

Incentivador
www.incentivador.com.br

O Incentivador engloba todas as áreas, desde animação, até artes plásticas, esportes, moda e pesquisa científica. Funciona como as demais plataformas, se o autor receber o dinheiro necessário no prazo estipulado fica com a grana, senão os incentivadores recebem o valor de volta.

Queremos
www.queremos.com.br

Parecido com o Engaje-se, mas feito pelos cariocas. Segundo os criadores, diversos eventos internacionais, sobretudo shows, estavam vindo ao Brasil, mas não na cidade maravilhosa. A plataforma divide por uma fatia do público o valor necessário para produção de um evento, garantindo assim a sua realização – podendo reembolsar integralmente essas pessoas com a arrecadação da bilheteria.

Wacawaca
www.wacawaca.com.br

Totalmente diferente dos demais, esse site é focado somente em games. O Wacawaca tem a missão de ajudar qualquer pessoa que esteja envolvida em qualquer tipo de projeto ligado ao desenvolvimento de games a obter recursos e apoio financeiro para viabilizá-los, não importando se o que está sendo desenvolvido trata-se de um vídeo game, jogo de tabuleiro, curso, livro ou qualquer outra iniciativa ligada ao mundo dos games.

E aí, já escolheu o seu?