Blog

Sites para você trocar, compartilhar ou alugar seus bens

Trocar ou alugar bens, ao invés de comprá-los, para ajudar o planeta. Esse é o objetivo do consumo colaborativo, tendência que ganha força mundial e chega aos poucos no Brasil.

De acordo com os empreendedores Rachel Borsman e Roo Rogers , que escreveram o livro ‘Collaborative Consumption’, o fenômeno “refere-se à expansão das práticas de compartilhamento, troca, empréstimo, intercâmbio, aluguel e doação, reinventados por meio da tecnologia de rede em uma escala e de uma maneira sem precedentes”.

As ofertas são as mais inusitadas possíveis. Vão desde o aluguel de carros por períodos fracionados em horas, empréstimo de furadeira para uma reforma rápida ou a troca de um livro ou roupa que estavam esquecidos no armário.

Você deve estar pensando, agora: “Mas será que isso é seguro?” Em um modelo de consumo colaborativo, a reputação das pessoas se torna uma das principais moedas. Então, antes de efetuar sua troca/aluguel você terá como analisar se quem o oferece é confiável.

Conheça algumas ferramentas que trabalham esse conceito:

Brasileiras

Dois Camelos: Aplicativo permite troca de produtos entre usuários do Facebook. Você pode oferecer ou divulgar o que está precisando.

Enjoei: Bazar online de roupas e acessórios que você pode vender o que não usa mais.

Pto de Contato: Profissionais autônomos dividem o mesmo espaço de trabalho.

DescolaAí: Além da troca, possibilita o aluguel de bens. Vantagem: o site possui um sistema que localiza o usuário mais próximo geograficamente daquele que procura o produto.

Boxkids: Ajuda pais a trocarem roupas, livros e brinquedos das crianças.

Estrangeiras

Zipcar: Serviço de aluguel de carros, no qual as pessoas alugam seus veículos para outras por algumas horas.

Swap: Permite a troca de um objeto por outro.

Conhece mais alguma brasileira? Compartilhe conosco!