Você sabia que as eleições estão chegando?

00 dias

00 horas

00 min

00 seg

Quanto antes você começar seu planejamento, mais chances de sucesso!

Blog

Quantos posts publicar por dia no Facebook?

Esse é um dilema que, creio, vários analistas de mídias sociais já tiveram. Para muitos clientes, a quantidade é o que importa, ignorando as diretrizes da rede social e as recomendações da agência responsável. E engana-se quem pensa que são apenas os clientes pequenos que ficam preocupados com a quantidade, em contato com colegas que cuidam de grandes contas, também tive a informação de que marcas de peso se prendem a essa questão.

Bom, segundo recomendações do próprio Facebook, o ideal é uma postagem por dia, podendo se estender a duas. Por que isso? Já é bastante divulgado que apenas cerca de 10% dos fãs de uma página recebem, diariamente, os conteúdos publicados. O restante, para ser alcançado, só por meio de anúncios (ô Facebook capitalista). O que acontece é que a primeira postagem do dia alcança esses 10%, se ela não for boa (ou seja, não tiver um número considerável de curtir, compartilhar e comentar), a segunda postagem irá para menos pessoas ainda. E assim sucessivamente. Então, fazer muitos posts não irá resolver o problema de engajamento, muitas vezes pode ser o causador da falta dele.


Outra dica importante é quanto ao texto. Quanto mais objetivo e curto ele for (cerca de cinco linhas), melhor! Se precisar falar mais sobre o assunto, opte por um link. A grande sacada é investir na qualidade da postagem, investindo em um bom assunto, um bom texto e um bom recurso multimídia.

Por falar nisso, já é comprovado que postagens feitas com imagens geram mais engajamento do que apenas links ou textos. Então, aproveite esse recurso, ficando atento, sempre, ao tamanho indicado para elas (480 x 480 px ou 500 x 500 px).

É claro que há exceções, há empresas que possuem uma demanda diária de conteúdo muito grande, como portais de notícia, e fogem a essa regra. Em outros casos, o cliente, mesmo a gente explicando, e explicando mais uma vez, não aceita e pede mais conteúdo. A recomendação existe para melhorar o desempenho, mas é a realidade de cada caso que vai definir esse dilema.