Blog
Social Media caipira: é possível ser um bom profissional no interior?
Sim! Essa foi a conclusão que os participantes tiveram ao final da terceira edição do Social Media Vale do Paraíba, que aconteceu em São José dos Campos, nos últimos dias 25 e 26. O evento reuniu profissionais da região e do Estado para discutirem cases e estratégias em comunicação digital.
Entre as presenças ilustres, estiveram Alexandre Inagaki, Caio Túlio Costa, Estêvão Soares, Celso Cestaro, Ton Torres, Paulo Schiavon, Mario Soma e Márcia Ceschini. Veja alguns insights interessantes captados durante o evento pela Vincere:
- A revolução pela qual a comunicação passa hoje é mais importante do que a revolução que criou a própria imprensa
- A mídia clássica ainda é a fonte na nova mídia
- Todo mundo que produz conteúdo na internet trabalha de graça para o Google
- Quem detinha o poder perdeu o monopólio. Hoje há vários lados, a minoria também tem voz
- Sua marca tem carisma digital?
- Muitas empresas ainda fazem o novo de forma velha
- Carisma e causa unidas potencializam o sucesso na internet
- Quem trabalha com mídias sociais precisa conhecer todas as ferramentas online para analisar possibilidades para os seus negócios
- Não existe receita de bolo, é a vivência e a observação, junto com a criatividade de cada profissional, que fazem a diferença
- A internet é a extensão do mundo off-line. E o tio McLuhan já dizia que os meios de comunicação eram extensões do homem
- Primeiro as empresas precisam ouvir e observar as pessoas, depois agir
- Para bombar nas mídias sociais é preciso investimento. É mito achar que são baratas as estratégias online
- Quem trabalha com social media precisa saber de tudo um pouco, inclusive de sociologia, psicologia…
- Bigbrotherização do mundo? Tudo que você fizer pode ser usado contra você no tribunal
- Os consumidores hoje são exigentes e bem informados. Isso reforça a tese de que os social media precisam ser bombril
- Números não são o mais importante em mídias sociais. Engajamento é!
- Quando você entra nas mídias sociais precisa atender bem o internauta, ouvi-lo!
- O número satisfatório de engajamento é 1%. Parece pouco, mas já é um grande desafio
- A melhor hora de postar conteúdo você descobre testando com seu público. @joseserra_ fez sucesso na madrugada!
- Os relatórios não servem se os resultados não forem colocados na prática. É ver as falhas e concertar, ver os acertos e aprimorar
- Os QRcodes vão dominar o mundo
- A era do comprar dá lugar a era do ajudar a comprar
- Em 2025, haverá mais idosos do que jovens. A sua empresa está investindo nessa área?
- Nenhuma ideia sensacional resiste a uma implementação fraca
- As empresas precisam tomar cuidado com a zona de conforto. A mudança precisa existir sempre!
- Não siga as regras do jogo, CRIE novas!
- Não é do dia para a noite que sua empresa vai ter reconhecimento na rede. É preciso muito trabalho!
- Fórmula do sucesso: Muito de Pequenas Coisas
- Há uma diferença enorme entre negócios digitais e a digitalização de negócios
- Os últimos 5 anos foram para conectar as pessoas, os próximos 5 para trabalhar a colaboração entre essas pessoas conectadas
- Crowdsourcing não é social media: é social production
E aí, você acha que é possível ser um bom profissional no interior?