Você sabia que as eleições estão chegando?

00 dias

00 horas

00 min

00 seg

Quanto antes você começar seu planejamento, mais chances de sucesso!

Blog

Social Media Day – #todoscomemora a inteligência coletiva!

Às vezes fico pensando se o filósofo francês Pierre Lévy imaginou, quando cravou o conceito de inteligência coletiva, que em pouco tempo as formas de se compartilhar informação seriam tão intensas.

Para quem não sabe, inteligência coletiva diz respeito a um princípio onde as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade, potencializadas com o advento de novas tecnologias de comunicação, como a internet. Hoje, não tem como não dizer que as mídias sociais ajudaram, e muito, a aumentar essa inteligência.

Com um tweet, podemos saber em primeira mão como aconteceu a operação que matou o terrorista mais procurado do mundo, podemos lutar pelos nossos direitos de consumidor, podemos exercer a democracia e podemos fazer o bem. Prova disso são os perfis @veiasocial e @doepalavras.


Pelo Facebook, podemos apoiar causas no mundo inteiro, podemos mostrar para nossos amigos o que curtimos, podemos criar eventos, podemos comprar e estudar.

Ainda não se convenceu? Tem mais!

Por meio de um vídeo postado no Youtube, podemos nos tornar famosos, nem que seja por 5 minutos, podemos ensinar de forma mais exemplificada, podemos divulgar eventos, músicas, bandas, trabalhos sociais….

Com um perfil no Linkedin, podemos conseguir um emprego, podemos divulgar nossas habilidades, podemos participar de grupos de discussão, podemos aumentar nosso networking.

Com uma simples foto postada no Flickr, podemos nos emocionar, podemos sentir raiva, podemos conhecer culturas e realidades diferentes, Self Birthday Whatsapp Status podemos aprender.

Se formos curiosos, com um perfil no Formspring podemos tirar dúvidas, refletir, discutir e aumentar o repertório cultural.

Como neste dia 30 de junho é Dia Mundial das Mídias Sociais, e elas nos deixam fazer tanta coisa boa, não podíamos deixar de celebrar a grande importância desses instrumentos de inteligência coletiva. Nós ajudamos a aumentar a rede de informações, e você? Vamos compartilhar? =D

Eventos do Dia Mundial das Mídias Sociais pelo Brasil

Em 2010 o blog norte-americano Mashable, o mais influente na área de comunicação digital atualmente, definiu 30 de junho como o Dia Mundial das Mídias Sociais. O evento, que ocorrerá em mais de 1.200 cidades de 93 países esse ano, conta com a participação de 28 municípios brasileiros para comemorar as novidades tecnológicas e o crescimento das redes sociais, que a cada dia ganham novos adeptos no nosso país.

Quer dar um pulinho para conferir o que vai rolar no Social Media Day Brasil (a entrada de todos é gratuita)? Anota aí o endereço e o horário das atividades nas principais cidades brasileiras:

São Paulo
Teatro Gazeta
Avenida Paulista, 900
Às 19h

Rio de Janeiro
Kilograma Botafogo
Rua São Clemente, 104 – 2º andar
Às 19h

Belém
Biblioteca da Faculdade Estácio FAP
Rua Municipalidade, 839, entre Doca e Wandenkolk
Às 17h30

Porto Alegre
Nós Coworking
Avenida Cristovão Colombo, 545 – 5º andar – Shopping Total
Às 20h30

Salvador
Boteco Rio Vermelho
Praça Augusto Severo, Largo da Mariquita, 266, Rio Vermelho
Às 19h

Juiz de Fora
Bar Gimba Sul
Rua Severiano Sarmento, 265, Alto dos Passos
Às 19h30

Joinville
Zum Schlauch
Rua Visconde de Taunay, 555, Centro
Às 19h

Para informações de outras cidades brasileiras, tente achar no www.smday.org.

Ainda tem dúvidas da revolução e importância das mídias sociais?

Se você ainda não viu a famosa série Social Media Revolution, desenvolvida por Eric Qualman, dá uma espiadinha nos resultados deste ano. Tenho certeza que não restarão dúvidas:

Se seu inglês não é 100%, seguem algumas informações do vídeo:

• Mais de 50% da população mundial tem menos de 30 anos;
• 1 em cada 5 casais se conheceram pela internet;
• 3 de cada 5 casais gays se conheceram pela internet;
• Se o Facebook fosse um país, ele seria o terceiro maior;
• Lady Gaga, Britney Spears e Justin Bieber tem mais seguidores no Twitter do que a população inteira da Suécia, Israel, Grécia, Chile, Coréia do Norte e Austrália;
• A Geração Y e Z consideram o e-mail algo ultrapassado;
• Algumas universidades pararam de distribuir contas de e-mail;
• A venda de e-books ultrapassou a venda de livros impressos;
• 93% dos profissionais de marketing usam mídias sociais para os negócios.

.: Se você é jornalista e quer conhecer melhor esse fantástico universo, #ficaadica para participar do nosso curso ‘Redes sociais como ferramentas do jornalismo’