Você sabia que as eleições estão chegando?

00 dias

00 horas

00 min

00 seg

Quanto antes você começar seu planejamento, mais chances de sucesso!

Blog

A importância de uma marca

“A marca é a promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente de cada consumidor a respeito de um produto, um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fiéis a elas, compram e acreditam na sua superioridade. A marca é como uma escrita manual. Ela representa alguma coisa.”

Alina Wheeler – Livro Design de Identidade da Marca

“Em um mundo que é confuso em termos de clamor competitivo, no qual a escolha racional é quase impossível, as marcas representam clareza, segurança, consistência, status, associação – tudo o que possibilita aos seres humanos se auto-definirem. As marcas representam identidade.”

Wally Olins

Depois dessas explanações de dois especialistas em marcas, fica até estranho dar mais explicações sobre o que é uma marca. A marca em si define tudo aquilo que a empresa é, afinal, é a primeira impressão dos clientes, a porta de entrada, a primeira coisa que veremos de qualquer empresa. Ela é a síntese dos valores/produtos/serviços. Então, por que será que tanta gente nem se incomoda com isso? Esta pergunta não vou responder, mas garanto que os concorrentes desta mesma marca que se preocuparam com a qualidade e a identidade de sua empresa estão bem melhores no mercado, ou pelo menos, aparentam estar.

Uma marca bem desenvolvida, juntamente com toda uma identidade visual harmoniosa e bem produzida, transmite ao consumidor características como organização e qualidade. E qual empresa não gostaria de transmitir tais qualidades?

As marcas começaram a ser utilizadas desde antes da Revolução Industrial. Na era medieval, os artífices colocavam sempre seus sinais (marcas) nos produtos que fabricavam em ouro, prata e tecidos. Hoje, nos deparamos com marcas a todo momento, porém elas envelhecem. Mas como isso? Podemos exemplificar citando o caso de uma empresa que trabalhava apenas com websites e, com o passar dos anos, começou a desenvolver um trabalho de publicidade. Ela tinha WEB escrito em sua marca, então, revê-la e atualizá-la seria um caminho interessante a se seguir, para transmitir mais aos clientes que apenas web.

A marca pode também envelhecer na forma que foi feita ou apresentada,. Uma identidade visual feita nos anos 90 em pixels, por exemplo, é antiquada hoje. A tecnologia é outra e mais coisas podem ser adicionadas a ela.

“A marca representa a empresa visualmente. Transmite através das cores e do design, algo sobre a personalidade e benefícios do produto. Nós, humanos, aprendemos por cognição, percepção e repetição. Desta forma, para acreditar em uma marca e percebê-la como familiar, é preciso estar exposto a ela muitas vezes, experimentá-la, ver seu símbolo (logo) tanto e a tal ponto que marca e produto se confundam. Para tanto é fundamental a padronização desta exposição, facilitando a leitura da marca pelo consumidor, com consistência e uniformidade, em todos os seus momentos de aplicação.”

Fonte: http://goo.gl/mONzB

Foto: Exemplo de malha construtiva da Marca Maria

A Vincere Comunicação veio a mim para o desenvolvimento não só da marca que eles iriam apresentar a todos os clientes futuros, mas também para a criação da identidade visual inteira. Foi feito um estudo com análise de logos concorrentes e com as informações passadas pelo briefing comecei o processo de criação.

Briefing – É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho, documento. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.

Fonte:Wikipédia

Entre rabiscos, mais estudos sobre a área de comunicação (a área de atuação do cliente), formas vão se encaixando até chegar em uma proposta a ser apresentada com conceituação ao cliente. No caso da Vincere, foi pensado no significado da palavra, que é vencer. A base da marca é uma alça de troféu, que ao mesmo tempo representa uma exclamação e uma boca que grita de alegria. Assim, nasceu a logo vencedora! Com a aprovação do cliente, foi feita em seguida o manual de identidade da marca.

Identidade da marca – É a expressão da marca para os sentidos, não somente expressão visual e verbal. Sendo assim pode-se entender que o manual de marca é o documento destinado a orientar como a identidade da marca deve ser expressa.

Fonte: Marketingmoderno.com.br

Link legal: A História de um peixe amarelo em seu aquário