Você sabia que as eleições estão chegando?

00 dias

00 horas

00 min

00 seg

Quanto antes você começar seu planejamento, mais chances de sucesso!

Blog

Vídeo-commerce, uma forma eficaz de atingir seu consumidor

Os números referentes ao e-commerce no Brasil são bastante satisfatórios e promissores. Foi-se o tempo em que a compra pela internet causava calafrios nos que pensavam, principalmente, em informar, por exemplo, os números de seu cartão de crédito pelas listas de cadastros dos sites. Hoje, essa prática é comum, pois as lojas resolveram, em parte, os problemas de segurança e o medo deu lugar à vontade, ao desejo e ao impulso de compra. Diante disso, as vendas só têm crescido, assim como o número de lojas online.

Com o aumento da concorrência, claro, surgiu a necessidade de apresentar diferenciais para manter-se ativo em meio a tantas ofertas que bombardeiam os consumidores, diariamente. Nesse sentido, a utilização de vídeos, como forma de divulgação de produtos, tem ganhado destaque. Estamos vivendo um momento em que é preciso contar a história de outra forma, principalmente porque quem está ouvindo não quer se dar ao trabalho de ler e reler uma página estática. As imagens em movimento aproximam o consumidor, pois, se bem produzidos, eles acabam por tirar dúvidas da forma de utilização do objeto; no caso de roupas e calçados podem apresentar exemplos de como ficariam no corpo ou nos pés, fazendo com que o internauta tenha mais certeza sobre o que vai adquirir. De acordo com o Comscore, sites de e-commerce que possuem vídeos aumentam, em média, 30% a taxa de conversão e 15% do tíquete médio.

Claro que, em se tratando de algo que tem a intenção de promover uma marca ou um produto, tais vídeos necessitam ser bem produzidos e é justamente isso que muitas marcas e empresas têm realizado. É prática comum das pessoas compartilharem aquilo que gostam e um filme bem feito potencializa esse tipo de ação nas mídias sociais, em especial no Facebook e no Twitter. Ou seja, aumenta de forma significativa a abrangência da divulgação dos produtos de uma loja online.

É importante considerar ainda outra realidade que a cada dia faz parte da rotina das pessoas que é a mobilidade. Os números indicam que a porcentagem de pessoas que se utilizaram de telefones celulares para navegar na internet subiu de 44,8%, em 2011, para 56,2% este ano. Com a popularização dos tablets, e a chegada da banda 4G, o acesso à internet móvel só tende a aumentar. E uma das características desses equipamentos é facilitar a visualização de vídeos muito mais do que de textos, logo, se a aquisição de dispositivos móveis só tem aumentado, explorar essa realidade é mais do que indicado, é necessário para promover o segmento de e-commerce.

Diante de todas essas colocações, é fácil entender as razões que levaram várias empresas a investir em vídeos, muitas delas com grande sucesso, como é o caso da zappos.com. Só para se ter uma ideia da forma como a loja online encara a utilização dessa ferramenta de divulgação, somente em 2011, ela produziu cerca de 100 mil vídeos curtos para demonstração de seus produtos. A Zappos entendeu que, além de facilitar a decisão de compra, essa estratégia contribui para reduzir o número de devoluções.

Outros exemplos de sucesso são a onlineshoes.com, que alcançou taxas de conversão de 45% nos produtos com vídeo; e a eBags,com, que teve um aumento de 138% de conversão para os compradores que assistiram vídeo, em comparação com aqueles que não assistiram.

Fica claro que os vídeos são uma ferramenta de grande importância para quem pretende alavancar as vendas de sua loja virtual. Porém, é preciso ressaltar que usar os vídeos não podem, em nenhum momento, significar subestimar a importância da descrição dos produtos.

Por fim, como em todas as áreas, a utilização de vídeos no e-commerce merece atenção e planejamento. As possibilidades são muitas, mas uma avaliação equivocada pode não apresentar o resultado esperado, por isso, antes de partir para a utilização desses filmes, é importante entender a finalidade, dar atenção à produção e considerar o tempo certo de cada vídeo. Esses são alguns pontos importantes e que devem ser considerados.